Serviços

 

A Hatchi presta serviços de consultoria sob demanda, utilizando metodologias comprovadas, em conformidade com as boas práticas, respeitando os padrões de gestão e governança de cada cliente, com atenção especial às diversidades culturais.

Os serviços descritos abaixo foram classificados em categorias para facilitar a comunicação. No entanto, seu planejamento e execução não se prendem a formatos fixos.

A Hatchi entende que cada negócio tem história, objetivos e experiências únicas, assim como nós, seres humanos. Por isso nossos serviços são definidos e planejados conforme objetivos, prioridades, recursos e legado do cliente.

O sucesso de um projeto de transformação digital depende de um bom planejamento. Este, por sua vez depende da compreensão dos objetivos, estratégias e situação atual do negócio, o ponto de partida do projeto. Com a participação de especialistas das diversas áreas e seus processos, a Hatchi realiza uma avaliação completa de seu negócio, identificando e documentando os tópicos abaixo:

– Arquitetura e Topologia da Infraestrutura e Soluções de TI existentes.

– Diagrama de dados e processos. 

– Descrição e localização das fontes de dados.

– Hierarquia da organização, colaboradores e respectivas funções.

– Dados e visualizações históricas relevantes.

– Análise SWOT.

Com o resultado da avaliação, a Hatchi elabora o plano para a transformação digital que possibilite a execução da estratégia e o alcance dos objetivos do negócio. 

A Hatchi conta com profissionais que atuaram por mais de dez anos em implantação de sistemas ERP. Compreendemos muito bem a dinâmica de pessoas e tecnologia na execução de processos de negócio. Gerenciamos a implantação de soluções que possibilitem otimizar recursos e gerar informação para uma gestão inteligente, com foco em performance. Conhecemos a dimensão do impacto desse tipo de mudança na organização e da importância do engajamento de todos durante o projeto. Para isso contamos com o que é considerado um de nossos grandes diferenciais: a comunicação em linguagens e idiomas adequados aos respectivos stakeholders.

Não nos limitamos a uma plataforma e tecnologia exclusiva, de um único fabricante de software. Com o resultado da Avaliação do Negócio em mãos, analisamos as soluções mais adequadas para atender os requisitos e alcançar os objetivos do negócio. Planejamos  cada fase da implantação, considerando prioridades e recursos disponíveis do cliente, viabilizando e garantindo a sustentabilidade de seu escopo. Em outras palavras: atuamos em conformidade com premissas realistas.

Se a sua organização conta com uma solução de gestão que produz dados integrados, normalizados e consistentes, ela pode gerar informações de BI com segurança. Dados são a matéria-prima para projetos de BI, mas não sendo confiáveis configuram enorme risco à tomadas de decisão.

Implementamos projetos de BI, analisando dados, criando data warehouses, e construindo visualizações e dashboards que proporcionem insights com abrangência e detalhes sob medida para cada tipo de gestor. Recursos de slice&dice e drill-down são alguns dos recursos que o usuário pode utilizar para interagir com as visualizações conforme objetivos específicos. O acesso às mesmas pode ser através de computador ou dispositivo móvel, sendo possível encaminhá-las à análise por outras pessoas, através de email ou mídias sociais diversas.   

Os projetos de BI são muito apreciados por investidores e gestores, que passam a ter uma ferramenta determinante para conhecimento do negócio.

BigData é a denominação global para o incomensurável volume de dados dos mais variados tipos, formatos e composições, gerados ininterruptamente em altíssima velocidade e frequência, através da internet. Partículas de informação que combinadas na proporção, tempo e lugar adequados, amplificam seu poder de conhecimento para além da fronteira de seu negócio, Em outras palavras, o BigData é o conjunto dos dados gerados por todos os tipos de dispositivos conectados na internet, através de redes sociais, websites, blogs, correios eletrônicos, aplicativos, games etc que podem ser tratados, garimpados, combinados e traduzidos para conhecimento sobre instituições, culturas, pessoas, comunidades, equipamentos etc.  

Mas como BigData pode impactar na sua organização ? Como é possível extrair valor de BigData ? 

Imagine que dados disponibilizados em redes locais, internet, HDs, dispositivos de IOT e tantas outras fontes possa ser consumida por computadores, com capacidade e autonomia para interpretá-los e gerar conhecimento ? Tal como nós, seres humanos consumimos dados através dos sentidos, e produzimos conhecimento através da inteligência de nosso cérebro. O que é possível fazer com conhecimento disponível ? 

A partir daqui, essa resposta só poderá ser refinada se os objetivos de negócio forem conhecidos, mas seguem três exemplos mais comuns:

– Análise de Sentimento: análise de comentários em redes sociais, blogs, fóruns, discussões e sites de reclamação, para conhecimento de como as pessoas se sentem com relação a aspectos direta ou indiretamente ligados à sua empresa; é como uma pesquisa de mercado, menos estruturada, com potencial de alcance muito superior; imagina o que não se pode fazer com esse conhecimento ?

– Sistema de Recomendação: tendo como pioneiras empresas como Amazon e Netflix, atualmente empresas de eCommerce podem alavancar vendas  através de aplicações que recomendam (literalmente oferecem) novos produtos e serviços aos clientes com base no seu perfil, mapeado a partir de seu histórico de vendas, “clicks” de interesse, preferências e comentários, ou mesmo dados geoespaciais e climáticos. 

– Previsões e Detecção de Anomalias: a diversidade e volume do BigData permitem, com grande acuracidade, que algoritmos de computador aprendam e sejam treinados intensamente, para detectar padrões em dados históricos e prever comportamentos futuros. Sem dependência de código de programação fixo. Exemplos típicos são previsões de vendas, faturamento, custos, falta/sobra de estoque, lead times, fraudes etc.

Esse é de fato um Big tópico, e nós estamos disponíveis para brainstorms, planejamento e execução de projetos com BigData, priorizando as etapas conforme seus objetivos de negócio, respeitando e otimizando seus recursos, e direcionando um atendimento especial para que as pessoas de sua organização se sintam engajadas e estimuladas, mitigando suas inseguranças em potencial.